As Festas de Santa Ana são uma tradição religiosa muito antiga que, celebrando a devoção e a fé. A devoção dos habitantes de Água Levada a Santa Ana é grande e a sua imagem é levada em romaria.

Em Água-Levada a festa de Santa Ana conta, já a alguns longos anos, com a famosa tarde desportiva realizada na segunda feira da festa, que habitualmente se integra na programação desta, onde é realizado diversas provas de perícia e jogos tradicionais o qual estarão em destaque neste grande evento.

Para quem não sabe o dia de Santa Ana é celebrado no dia 26 de Julho. O nome de Ana significa “graça”, ela foi a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Era esposa de Joaquim.

Neste dia 26 de Julho celebra-se anualmente o Dia dos Avós em honra de Santa Ana e de Santo Joaquim, os avós de Jesus. Santa Ana fazia parte da família do sacerdote Aarão e São Joaquim da família real de Davi.

Apesar da esterilidade de Ana e da idade avançada de ambos, foram abençoados por Deus com o nascimento de Maria. Segundo o Evangelho de Tiago, São Joaquim terá ido ao deserto em penitência e em oração pedir a Deus por uma criança quando um anjo lhe surgiu e anunciou as boas novas. Pouco tempo depois de regressar a Jerusalém, Santa Ana ficou grávida. A Virgem Maria, cujo nome significa “senhora da luz” acabaria por nascer a 8 de setembro de 20 a.C.

O culto a Santa Ana é muito antigo, tendo-se popularizado sobretudo na Idade Média. Em 1378 o Papa Urbano IV oficializou o seu culto e em 1584 estabeleceu-se o dia 26 de julho para a sua celebração. São Joaquim era celebrado noutra data, mas o Papa Paulo VI uniu a celebração de Santa Ana e de São Joaquim no dia 26 de julho.